quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O BOTO, ELE

Eu nunca vi um boto. Nem em águas, nem em festas. Mas quando vejo o André (nunca comentei isso com ele) com toda a encarnação perplexa do encantamento das águas trazida ao palco é como se estivesse contato direto com este peixe-homem encantador, uma grande metáfora do ator que é tão boto quanto o boto é um ator - perfeita identificação de personagens...

(Alex Contente)

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Saúde emocional em voz alta

No livro - Jesus, o maior psicólogo que já existiu, o terapeuta Mark W. Baker faz uma abordagem da relação entre ciência e religião, ligando as mensagens compatíveis de Jesus aos princípios da psicologia. Independentemente da crença ou filosofia de vida, os exemplos simples e cativantes de Cristo ensinam com profunda sabedoria uma lição (de grandes emoções) para a vida toda.

(Alex Contente)

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Gratidão

Que o seu coração continue de braços abertos, a pulsar de alegria por muitos e muitos anos na mesma grande vontade. Felicidades com soneto de saudades. Parabéns, querido sogro!

(Alex Contente)

sábado, 19 de agosto de 2017

Saudade transviada

Tenho coragem, mas não de juventude encantada
Tampouco saudades traçadas
Diante das verdades serenas
Tenho sonhos de rio
Surpresas de peso d'alma
Que saem para pensar
Ao encontro de mim...

(Alex Contente)

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

OPERADORAS

Notícias minhas? Sabe como é... 
não dá nem pra dizer um oi
tintim para a droga sem fronteira
Tá cada vez mais escuro o claro
com tudo isso sofro mais que vivo...

(Alex Contente)

domingo, 13 de agosto de 2017

FELIZ DIA DOS PAIS!

Há quem só lembre que tem um pai no dia de hoje: em redes sociais ou nas esquinas...
(Alex Contente)





sábado, 12 de agosto de 2017

CARNABICHALIZANDO

Sapo com calo no papo 
Jia pula de saudade na pia
O pinto não dá a menor pinta
Rato troca beijo por queijo
Grilo tira som das asas indomáveis
Cobra enrola a punição na corda
Planta enche o vaso de pranto
Aranha arranha e assanha na cama
Pato depois do ato se esconde no mato
Peixe flerta com o feixe no aquário
Pássaro passa rindo de passarinho
Flor exala odor fugaz de amor
Véu é céu em plena lua de mel
...

(Alex Contente)

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

A vampiragem está solta!

O sujeito vai todo serelepe doar sangue pela primeira vez na vida (superando-se até o último suspiro d'alma devido ao medo terrível de agulhas injetáveis e até mesmo de contrair uma doença infecciosa, sabe-se lá...), quando de repente, depois de feito todo o procedimento da pré-triagem, o voluntário é mandado para a segunda fase da triagem, que consiste numa bateria de perguntas (onde nada é perdoado) à qual a entrevistadora novamente indaga o incauto doador, sem hesitar:
- Você é casado?
- Sim!
- Você teve alguma relação sexual fora do seu relacionamento conjugal durante os seis meses?
- Hã? Hammm! Como assim?????
OBS: A pergunta que não quer calar. Sem hipocrisia: Será que (aleluia, irmãos!) as tais perguntas também são feitas com a mesma provocação aos pastores e aos seus fiéis séquitos????

(Alex Contente)

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A areia fica no lugar...

Quando aos 17 anos comecei a ouvir Caetano Veloso, isso nos anos 90, lembro que ouvia bastante de muitos jovens imbecis que aquelas músicas do poeta eram coisas de veado, mas que eles nunca se atreviam a dizer o porquê disso (por que talvez, coitados, perdessem suas cabeças ocas nos primeiros versos da canção mamãe, coragem...). Ou seja, gostar de Caetano naquela época não era bem-vindo, como também não é até hoje nas rodas musicais dessa juventude pombalesa, que vai às baladas para ouvir safadão e beber até cair direto para o inferno... Que bom que consegui, ainda na adolescência, me desvencilhar do pensamento torto, da idiotice que contagia, que pega, e ter hoje a felicidade de compartilhar esse momento, essa alegria, e poder dizer a todos que a minha alma deve muito às poesias do mestre Caetano - onde continuo cada vez mais no bonde da trilhos urbanos, que mesmo passados uns anos, tudo é bom de ver... Evoé!

(Alex Contente)

sábado, 5 de agosto de 2017

VAGA NEGRA

É bem mais fácil trazer o amor de volta por meio da macumba do que conseguir uma vaga de emprego nessas repartições públicas cada vez mais com interesses escusos, onde o diabo é quem reina absoluto nessa tirania preconceituosa e podre, impregnada neste sistema político falido (cambada de ignóbeis sanguessugas), que só sugere tão somente dois effes na vida da gente: furtar e foder!!!!

(Alex Contente)

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

LUIZ MELODIA

Lembro de uma cena comigo e com o compositor carioca, em 2003, quando ele veio a Belém fazer uma temporada. Já estava sabendo que ele viria à cidade por meio de sua agenda no site. Porém, no esperado dia do show, realizado num teatro, eu estava sem dinheiro para ir vê-lo soltar a voz, e como se sabe, sem dinheiro a nossa alegria fica pela metade. Lembro-me de ter até faltado um dia de trabalho no jornal Diário do Pará, onde eu labutava na época, só para poder ao menos vê-lo passar pela porta do Hilton Hotel, onde ele se hospedou. Coisa de tiete.

Só que o universo é tão maravilhoso que, num sopro, me deu a primeira e única oportunidade de ver o cantor bem de pertinho. Só não deu para pedir autógrafo porque ele (acompanhado de dois seguranças) andou muito rápido em direção a uma van, que o aguardava, mas ainda deu tempo para o poeta de Pérola Negra - de narigão próprio e cabelo rastafári tão expressivos - me cumprimentar com o sinal de paz e amor, com aquela mesma destreza que só ele sabia dá nas suas interpretações.

(Alex Contente)

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

EM DESTAQUE

CINQUENTA ANOS

(Com cinquenta anos aprendi que ainda tenho que aprender muito. Mais. Muito mais. ) Fazer cinquenta anos é entender que os desenganos também...

AS MAIS VISITADAS