sexta-feira, 28 de junho de 2013

Parabéns, Raul !!!

Raul Seixas: o Pai que deu o toque ao Rock Brasileiro.

Há 68 anos nascia o pai do Rock Brasileiro, o eterno Raul Seixas, um dos nossos artistas de maior aceitação popular (quem mais além de Roberto Carlos consegue agradar públicos tão distintos?).
Sua vasta obra continua e nunca mais parou de tocar. Dezenas de sucessos continuam sendo cantadas em todos os cantos e por gente cada vez mais jovem.
Nascido em 28 de junho de 1945, em Salvador, Raul Santos Seixas desde cedo se interessou por rock. Suas "fontes" para se manter informado eram os funcionários do consulado americano que lhe mostravam sucessos de Chuck Berry, Little Richard e, claro, Elvis Presley. Todos esses seriam os artistas mais queridos de Raul por toda a sua vida, e ele dedicaria alguns de seus discos às canções desses heróis.
A primeira banda "Os Relâmpagos do Rock" lhe rendeu shows e aparições na televisão.
Depois, o grupo passa a se chamar The Panthers e a fama local começa a crescer. Logo eles gravariam um compacto que apesar de não ter sido lançado comercialmente tocou nas rádios de Salvador (o público só foi ouvir Nany muitos anos depois em um dos primeiros discos póstumos lançados após a morte do cantor, o Baú do Raul).
Em 1965 Os Panteras já eram a banda de rock mais quente da Bahia. O grupo passa a dividir o palco (e também acompanhar) muitos dos grandes ídolos da Jovem Guarda. Nascia uma forte amizade com Jerry Adriani. E foi Jerry quem convidou-os a acompanhá-lo em uma excursão pelo Norte do país e depois convenceu a turma a descer pro Rio de Janeiro. Ali consegue contrato com a EMI e lançam o disco "Raulzito e os Panteras", que não acontece. Para se garantirem, continuam a acompanhar Jerry, até desistirem de vez do sonho. Todos voltam para Salvador e Raul retoma os estudos.
Óbvio que com tamanho talento não ia demorar muito para Raul novamente voltar à música. Em 1970 ele conhece um dos diretores da CBS (atual Sony/BMG) que o convida para trabalhar como produtor e compositor na gravadora.
Poucos sabem, mas alguns dos grandes sucessos populares do início da década de 70 como Doce, Doce Amor famosa com Jerry Adriani ou Ainda Queima A Esperança, em que Diana canta "meus parabéns agora e um feliz aniversário amor", foram compostos por "Raulzito", como ele então assinava.
Essa é a parte mais obscura da carreira do cantor. Na última edição da revista Rolling Stone, o pesquisador Marcelo Fróes conta que um CD com as cerca de 80 canções que Raul compôs para outros intérpretes estava até prensado quando em cima da hora a comercialização do disco foi vetada.
Mas nem só de sucessos populares foi feita essa parte da carreira de Raul Seixas.
Em 1971, aproveitando que o presidente da companhia estava viajando, Raulzito chamou seus amigos Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Eddy Starr para juntos gravarem o "disco-manifesto" Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10.
Um dos álbuns mais anárquicos e bizarros já lançados no país, esse disco merece ser conhecido por dar as primeiras amostras do que seria a carreira posterior de Raul e também por apresentar ao Brasil o trabalho de Sampaio, que ainda hoje é criminosamente ignorado pela mídia e pelo monstro Sist.
Raul sempre curtiu criar lendas e mitos a seu respeito (como o encontro com John Lennon que nunca aconteceu) e disse que esse disco foi gravado às escondidas e que tal ousadia lhe custou seu emprego na CBS.
Recentemente Eddy Starr (o único ainda vivo do quarteto) disse que tudo foi feito com a anuência da CBS e que Raul continuou na empresa por mais algum tempo.
De qualquer forma uma coisa é certa, em se tratando de Raul Seixas, as lendas costumam ser mais divertidas que os fatos.
É por isso e por muitas outras coisas que Raul estará sempre há 10.000 à frente.
Nada é por acaso, gente... Sou fã sim. E daí?!

Alex Contente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

A-DEUS!

*19.09.1954      †31.08.2023 Ele não era um amigo. Era um irmão. Que a vida me deu. Daqueles preciosos. E que não passam de 5. Para sempre n...

AS MAIS VISITADAS